Mundo

Trump anuncia tarifas de 100% sobre filmes produzidos fora dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que iniciará “imediatamente o processo para impor tarifas de 100%” sobre filmes exibidos nos EUA, mas produzidos no exterior.

 

“A indústria cinematográfica americana está morrendo rapidamente (…). Hollywood e muitas outras regiões dos Estados Unidos estão devastadas”, escreveu Trump no domingo (4), em publicação na rede social Truth Social.

Segundo ele, outros países estão oferecendo diversos tipos de incentivos para atrair cineastas e estúdios norte-americanos, o que estaria enfraquecendo o setor nos EUA. “Trata-se de um esforço coordenado de outras nações, que representa uma ameaça à segurança nacional”, justificou o presidente.

Até o momento, a Casa Branca não divulgou detalhes sobre como as tarifas serão aplicadas nem os critérios para sua implementação. A medida integra uma nova etapa da política comercial agressiva de Trump contra parceiros econômicos dos Estados Unidos.

Entre os países mais visados está a China, que, em resposta a tarifas impostas por Washington a seus produtos, anunciou em abril que vai reduzir “de forma moderada” o número de filmes norte-americanos exibidos oficialmente em seu território.

Pequim adota um sistema de cotas para limitar a presença de filmes estrangeiros nas salas de cinema. Como a China é o segundo maior mercado cinematográfico do mundo — atrás apenas dos EUA —, o bloqueio pode afetar consideravelmente a receita de estúdios de Hollywood.

Leia Também: Musk: “Ano não tem sido um tédio; pelo menos não levei um tiro”

Fonte: Noticias ao Minuto Read More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *