Ataque russo na Ucrânia ‘excede os limites da decência’, dizem EUA
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ataque russo que matou pelo menos 32 pessoas na cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia, “excede os limites da decência”, disse um porta-voz do governo dos Estados Unidos hoje.
Ataque foi um dos mais mortais em meses no país. Mísseis balísticos disparados pela Rússia atingiram prédios residenciais e escolares no centro de Sumy, próximo à fronteira, informou o presidente Volodimir Zelenski.
“O ataque das forças russas contra alvos civis em Sumy ultrapassa os limites da decência. Como ex-oficial militar, sei o que são ataques direcionados, e isso é inaceitável”, escreveu o enviado dos Estados Unidos à Ucrânia, Keith Kellogg, no X.
Mísseis atingiram ruas, prédios residenciais e escolares, bem como diversos veículos. Sumy fica no nordeste da Ucrânia, a poucos quilômetros da fronteira com a Rússia e da região russa de Kursk, palco no ano passado de uma incursão ucraniana que as tropas de Moscou só conseguiram repelir recentemente.
A União Europeia chamou de ‘ataque bárbaro’. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen disse, em publicação no X, que a ofensiva “se tornou ainda mais vil quando as pessoas se reuniram pacificamente para celebrar o Domingo de Ramos”.
Duas das 32 vítimas eram crianças, informaram autoridades locais. Outras 99 pessoas teriam sido feridas pelo ataque, segundo o Ministério do Interior ucraniano.
“A Rússia atingiu o centro da cidade com mísseis balísticos, bem na hora em que havia muitas pessoas na rua”, afirmaram os serviços de resgate nas redes sociais.
O presidente ucraniano Volodimir Zelenski falou em um “ataque terrível com mísseis” com “dúzias de mortos e feridos”. “E isso em um dia em que as pessoas vão à igreja, no Domingo de Ramos”, disse.
Fonte: Noticias ao Minuto Read More