Mundo

Apagão atinge diversas regiões do Chile, incluindo Santiago

SANTIAGO, RS (FOLHAPRESS) – Um apagão atingiu diversas cidades do Chile nesta terça-feira (25), desde a região norte de Arica e Parinacota até a região sul de Los Lagos, incluindo a capital Santiago, de acordo com o governo, mídia local e testemunhas.

 

O blecaute ocorreu às 15h16 locais (mesmo horário em Brasília), de acordo com o Coordinador Eléctrico, órgão responsável pela operação e supervisão do sistema elétrico no Chile.

Minutos depois, o Metrô de Santiago informou que o serviço estava suspenso devido ao corte de energia. “Estamos retirando as pessoas das estações como medida de precaução. Nossa equipe está posicionada no local para garantir a segurança de todos”, disse o órgão de transportes no X.

Não havia informações sobre o número de chilenos afetados.

Segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, há milhares de clientes afetados de Arica a Los Lagos, afirma o site chileno Emol. Vários serviços básicos foram afetados pelo corte em massa, incluindo o metrô de Santiago.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile (Senapred) diz que não houve nenhuma situação de emergência imediata relatada como resultado da falta de energia, segundo relatório preliminar.

Após a emergência, as autoridades convocaram um Comitê de Gestão de Riscos de Desastres em nível nacional para lidar com a emergência, ainda de acordo com o site.

A Enel, responsável pela energia elétrica, disse no X que está monitorando a queda de energia que “está afetando grande parte do país”. “Atualmente não temos informações sobre a falha que causou isso”, disse a empresa italiana.

Em agosto do ano passado, 60 mil chilenos ficaram mais de uma semana no escuro na região metropolitana de Santiago.

Além do Brasil, a Enel atua em ao menos outros sete países da América Latina. No Chile, ganhou protagonismo recentemente: alvo de críticas do governo do presidente Gabriel Boric, foi rechaçada pela população em pesquisas de opinião pública e, agora, pode ser retirada da concessão elétrica.

Fonte: Noticias ao Minuto Read More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *